Envolve-te

Com o objetivo de assinalar a memorável entrada na vida académica dos novos estudantes da UE, preparámos um conjunto de atividades integradas numa rubrica especial e específica do Projeto Missão Ciência e Arte (Envolve-te). 

As várias atividades estarão disponíveis temporariamente, entre 15 de Outubro e 13 de Novembro, condicionadas a um número máximo de participantes. Por isso, quem pretender participar terá de fazer a sua inscrição aqui.

Convidamos-te a conhecê-las!

Envolve-te no mundo académico!

Atividades Já Realizadas
Atividade
Carlos Godinho
Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação – GAITEC da UÉ
Para Quem?
Estudantes que ingressaram na UÉ no presente ano lectivo (2020/2021).
Onde?
Colégio do Espírito Santo
Quando?
28 de Outubro de 2020

| 16H - 18H |

30 Outubro de 2020

| 12H - 14H |

Como?

Evento cancelado dadas as circunstâncias de agravamento pandémico e no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020.

Serei Empreendedor?

Nesta atividade, após uma pequena introdução ao que é ser empreendedor, terás oportunidade de trabalhar em grupo para procurar uma solução inovadora para um desafio que te será colocado.

Vai ser necessária toda a tua imaginação e criatividade!

Conseguirá o teu grupo apresentar a solução mais inovadora?

Será o princípio de uma ideia de negócio?

Atividade
Carla Pinto Cruz – Flora | Carlos Godinho – Avifauna | Luís Guilherme Sousa – Fauna (Répteis e anfíbios) | Nuno Pedroso – Fauna (Mamíferos)
Para Quem?
Estudantes que ingressaram na UÉ no presente ano lectivo (2020/2021)
Onde?
Herdade da Mitra
Quando?
21 de Outubro de 2020

| 09H30 - 10H30 | 14H - 15H |

Como?

Evento cancelado dadas as circunstâncias de agravamento pandémico e no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020.

Que Tal Passear Num Laboratório Vivo?

Esta atividade terá lugar na Herdade da Mitra, junto à aldeia de Valverde, a 12 km de Évora. Esta Herdade, onde atualmente funciona o Pólo da Mitra da Universidade de Évora, tem uma longa História que se encontra intimamente ligada à História de Portugal e da cidade de Évora, assim como do ensino Agrícola do nosso País. 

Para além da vertente histórica, a herdade possui uma grande riqueza florística e faunística, sendo um laboratório vivo onde se têm realizado numerosos estudos e ensaios científicos. Tal biodiversidade é fruto da sua diversidade de ecossistemas, que resultam da interação da sua história biogeográfica com a influência humana.

Vem dar um passeio guiado por alguns dos investigadores/biólogos que estudam a Herdade da Mitra, e fica, assim, a conhecer algumas das espécies e a riqueza natural dos seus habitats.

Nota: Os participantes devem trazer calçado e roupa confortável para caminhar no campo.

Atividade
Elisabete Pereira | Quintino Lopes
Grupo Ciência do Instituto de História Contemporânea UNL-UE
Para Quem?
Estudantes que ingressaram na UÉ no presente ano lectivo (2020/2021)
Onde?
Colégio do Espírito Santo
Quando?
15 de Outubro de 2020

| 17H - 18H |

13 de Novembro de 2020 

| 12H -13H |

Como?

Evento cancelado dadas as circunstâncias de agravamento pandémico e no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020.

Descobre Como é Ser Investigador

Nesta sessão, dois investigadores da Universidade de Évora, Elisabete Pereira e Quintino Lopes, irão partilhar contigo vários aspectos do trabalho de investigação e da sua experiência nesse âmbito. Ambos efectuaram o seu percurso académico - desde a licenciatura ao pós-doutoramento -, na Tua universidade, o qual lhes permitiu adquirir múltiplas ferramentas e competências para, presentemente, participarem em projetos e redes internacionais de investigação.

Com recurso a exemplos baseados na sua atividade, ficarás a saber mais sobre o processo de pesquisa e de divulgação desses resultados, e sobre as aplicações práticas do seu trabalho na sociedade, como por exemplo no âmbito educativo e museológico. Simultaneamente, descobrirás de que forma é possível fazer Biografias de Objectos Científicos (um método de investigação histórica), nomeadamente de um objecto romano pertencente ao Museu Nacional de Arqueologia e de um caso de uma pintura Museu do Louvre, O Astronomo  de Veermer!

Elisabete Pereira é Doutorada em História e Filosofia da Ciência, especialidade Museologia, e é investigadora da Universidade de Évora na área da História da Ciência. O seu trabalho é centrado no estudo das coleções patrimoniais dos museus e no processo de construção e circulação de conhecimento. Em 2019 foi distinguida pela European Association of History Educators, sendo selecionada para o projeto «Sharing European Histories», no âmbito do qual desenvolve presentemente conteúdos programáticos para as escolas secundárias europeias.
Quintino Lopes é Doutorado em História e Filosofia da Ciência e é também investigador desta Universidade na área da História da Ciência. O seu trabalho tem-se centrado no estudo da ciência no Estado Novo numa perspectiva comparativa e transnacional. Em 2018 foi laureado com o Prémio «Publicações Internacionais de Jovens Investigadores» da Associação Portuguesa de História Económica e Social. Conclui presentemente um livro sobre um laboratório português incorrido no esquecimento, mas que entre 1936 e os anos 60 constituiu uma referência mundial.