Projeto Missão Ciência e Arte | Uma Missão conjunta da CME e da Universidade de Évora

Encontra-te com a Ciência é a iniciativa que marca o arranque do Projeto Missão Ciência e Arte, uma parceria entre a Universidade de Évora (UÉ) e a Câmara Municipal de Évora (CME), em colaboração com os Agrupamentos de Escolas da cidade, que pretende transmitir o que é a ciência e o que fazem os cientistas, estimulando nos mais jovens o gosto pela descoberta, nas mais diversas áreas do saber, das artes às ciências e às letras.

Mais de 30 atividades em diferentes áreas científicas transformam o Pólo da Mitra, nos próximos dias 17 e 18 de março, num laboratório científico, onde mais de 1000 alunos do ensino básico e secundário são cientistas por um dia.

Cultivar uma horta ecológica numa hora, passear na Herdade da Mitra para observação, coleta e identificação de Fungos (cogumelos), descobrir cores mágicas em solução e mensagens misteriosas ou conversar sobre pinguins: histórias e atividades de cientistas na Antártida, são apenas algumas das atividades propostas pela Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UÉ, a que aderiram mais de uma dezena de escolas.

A um ritmo crescente até ao final de 2016 vão surgir outras iniciativas integradas neste projeto-piloto, desde conversas com cientistas a oficinas criativas, até blocos de ciência especialmente preparados para estimular o espírito científico nas mais diversas faixas etárias.

A Escola de Artes da UÉ também abre as suas portas à comunidade, promovendo amanhã, dia 16, um Open Day dirigido aos alunos das diversas Escolas Secundárias do Alentejo, uma iniciativa que pretende permitir um contacto mais próximo com as diversas realidades científicas e artísticas desta unidade orgânica da UÉ, contemplando atividades como aulas abertas e oficinas em torno da Arquitetura, das Artes Cénicas, das Artes Visuais e Design e da Música.

Universidade de Primavera Encontra-te com a Ciência | Dia da ECT

Open Day 2016 da Escola de Artes da Universidade de Évora